sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Paz é Uma Conquista Coletiva

O Jornal Diário do Nordeste, em sua edição online, publicou nessa semana dados alarmantes sobre a crescente violência que tem atingido o estado do Ceará nesses últimos anos, especialmente a região da Grande Fortaleza.  Somente nessa região o número de assassinatos de jovens cresceu 71 por cento em 2009. Foram 1.417 pessoas assassinadas, sendo que 165 delas eram adolescentes. A maioria desses adolescentes foi vítima  do braço armado do tráfico de drogas, eles compraram o crack, mas não tiveram condições de pagar com dinheiro, então pagaram com as suas vidas.

Escutamos um depoimento comovido de umas jovens que tinha perdido um amigo assassinado só porque  ele morava em outra comunidade. Não foi a primeira vez que ouvimos essa história, infelizmente não será a última também. A violência tem assustado a todos nós, e nos entristecemos ao ver nossos jovens morrerem porque faltaram oportunidades de mudarem a sua história.

Zilda Arns, fundadora da pastoral da criança, em seu último discurso compartilhou algo muito importante para todos nós: "A Paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas da busca do bem comum, que aprendemos com o nosso mestre Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância". Acredito nessa conquista coletiva, que a paz é possível se nos descobrirmos como agentes da transformação social de nossas comunidades e da nossa cidade. 

Essa semana muitos dos depoimentos me encorajaram, os momentos de partilha foram muito produtivos. Levei para casa o exemplo de amizade e companheirismo desses jovens que na contramão da história de opressão e desrespeito, tem construído um novo caminho, uma rota da paz. A certeza de que essa ação é coletiva impulsiona-nos a continuarmos nessa luta. A caminhada pela reserva florestal e as suas paradas me fizeram refletir que esse caminho é longo, com paradas, mas que alcançaremos o objetivo final com sucesso, e veremos novamente nossos filhos e filhas, irmãos e irmãs, amigos e amigas, vivendo em uma cidade em paz.

Paz sobre você e a cidade!
Régis Pereira
Assessor Rota da Paz

Se você deseja torna-se parceiro do Rota da Paz escreva para nós: rotadapaz@gmail.com

Para doações:
Missão Betsaida
Banco do Brasil
Agência 2906-8
Conta Corrente 5111-X









6 comentários:

Unknown disse...

eu kero ver mais fotos aki no blog

Unknown disse...

ROTA DA PAZ é um projeto de jovens ki se reune na semana é muito bom e melhor agradeço a todos!!!!!!bjos e abraços................

Unknown disse...

EU agradeço a vcs pelas fotos ki postaram pelo orkut um abraço ROTA DA PAZ!!!!!!!!

Unknown disse...

Um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PRA VCS E ATÉ MAIS!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

AMO TODOS VCS BJÃO E EU KERO VER AS MINHAS FTOS AKI OKKKK VALEU!!!!

Unknown disse...

OI GENTE NO DIA 04/04 TEM VISITA AQUI NO INTEGRASOL PELA VERDES MARES NO SI LIGA E EU VOU PARTICIPAR DESSE MOMENTO,VOU FALAR DA ROTA DA PAZ EIMMMMMMM KKKKKKKK