sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vencendo Obstáculos e Vivendo Novidades

Semana passada os jovens da Rota Ipaumirim fizeram a trilha ecológica da Reserva do Curió. A idéia da Vivência Contemplativa era a reflexão sobre questões ambientais e a necessidade de percebermos a beleza que há em nós e na natureza. Foi uma experiência maravilhosa para os jovens do Ipaumirim, que ao final, compartilharem sobre a necessidade de preservarmos as coisas boas da vida como amigos, família e a própria natureza.
Essa semana na Rota Castelão foi realizada a Terapia do Caminho sobre o tema “O que fortalece minha paz? O que faço para botar os meus sapos para fora”? O objetivo era fazer circular o saber que alimenta a pacificação e administra os momentos de desconforto e frustração. Muitos jovens compartilharam que quando ajudam outras pessoas sentem que sua paz foi fortalecida. Um jovem, que tinha perdido seu primo há uma semana por causa do tráfico, desabafou: “Eu não agüento mais tanta violência, quero viver em paz”.
Na Rota São Miguel, começamos uma renovação no grupo. Estávamos esperando oito novos jovens, mas tivemos uma surpresa muito agradável quando apareceram quinze jovens. Os mais antigos do grupo receberam os novos participantes com música e alegria. A aplicação contou com 27 jovens. Na Rota do Santa Filomena, os Meninos de Deus participaram ativamente da aplicação que tinha como objetivo identificar os sentimentos diante dos obstáculos e proporcionar uma reflexão para superação dos mesmos.
Fechando a semana, na Rota do Ipaumirim, recebemos a visita de técnicos da Visão Mundial, que também participaram da aplicação. O tema desenvolvido foi: “Eu não estou sozinho! Quando foi que me senti desamparado e como superei o desamparo”? Depois desse momento de conversa e partilha, os participantes disseram que levaria para casa a palavra “esperança”.
Veja algumas fotos das aplicações dessa semana:
 
Jovens do Ipaumirim na Reserva Florestal do Curió

Novos Jovens do São Miguel

 Terapia do Caminho no Castelão
Jovens do Santa Filomena em Resgate de Auto-Estima

Um comentário:

Robson disse...

Muito bom! Realmente estamos fartos de tanta violência, é por isso que acredito que podemos começar com pequenas atitudes de paz. Todos estão cansados, é aspiração coletiva a paz. Quando se verifica um descontentamento geral é hora de agirmos, que a paz comece em nós!