quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Passeando, Contemplando e Refletindo na Floresta

Essa semana os jovens da Rota do Castelão (apoiada pelo Projeto Sementes da ICA), puderam conhecer a Reserva Florestal do Curió. A Vivência de Contemplação teve como objetivo a reflexão sobre questões ambientais, como também a contemplação que faz com que percebamos a beleza escondida que há em nós, em cada lugar e em cada coisa.
Percorremos uma trilha com 14 paradas para reflexões. Numa das paradas, em uma ponte, aproveitamos para refletir sobre quando construímos pontes e quando construímos muros nos nossos relacionamentos. Foram citados muitos exemplos de construção de pontes, que representavam compreensão, amizade e companheirismo. O isolamento e a raiva sempre levam a construção de muros.
Paramos para descansar no lugar onde a trilha se dividia em dois caminhos. Nesse descanso fizemos mais uma reflexão sobre as nossas decisões e percebemos como se faz necessário parar para ouvirmos bem dentro de nós e tomarmos a decisão correta. Ao fim passeio fizemos um lanche para recuperarmos as forças. Pretendemos repertir esse passeio com as outras rotas, principalmente ao do Ipaumirim, que começou a pouco tempo.
E falando em Ipaumirim, hoje realizamos a Terapia do Caminho com o tema: "Eu me cuido, cuido dos outros e  Deus cuida de mim". Cada um pode compartilhar o que fazia para se cuidar e como gostaria de ser cuidado pelos outros. Foram momentos de muita alegria e descontração e aprendizado com a história de cada um. Como sempre costumamos dizer: "não existe histórias bestas, todas são importantes".
As outras rotas continuam muito bem. É incrível a assiduidade dos jovens do Santa Filomena, todas as quartas sempre temos mais de 22 jovens. Na rota do São Miguel esperamos para a próxima semana mais 14 novos jovens, para se juntarem aos 11 jovens existentes.
E assim continua o Rota da Paz: Porque a paz começa dentro de nós!


 
Jovens da Rota Castelão Reserva Florestal

Caminhada na Trilha

Foto oficial
 
Jovem do Rota do Ipaumirim

 Jovens da Rota Ipaumirim

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

com o rota aprendi varias coisas sobre a vida