sábado, 1 de maio de 2010

PELA PAZ NA EDUCAÇÃO - ROTA DA PAZ JOGA O MAIOR BOLÃO


A Semana de Ação Mundial (SAM), aconteceu até o dia 30 de abril e foi uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, realizada desde 2003, simultaneamente, em mais de 100 países. A proposta é estimular líderes e governos a cumprirem as leis no sentido de garantir educação pública de qualidade para todos.

No Brasil, a Semana é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A idéia foi que as escolas, entidades sociais, grupos e demais interessados promovessem  ações em suas cidades discutindo, por exemplo, a escola que todos desejam. Criada em 1999, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma articulação de mais de 200 movimentos e organizações da sociedade civil, que atua para que todo cidadão tenha esse direito assegurado.



Nesse sentido a galera da Rota da Paz não podia ficar de fora e ela mandou super bem!


Com a proposta de associar a temática a pacificação, à turma da Rota São Miguel – PDA Sonho de Criança se dividiu em grupos para promover a reflexão da educação no Brasil, usando o material da própria campanha. O final foi a produção de cartazes, uma pequena poesia e uma enquete teatral . O resultado foi jóia porque conseguimos conversar sobre a falta de segurança das unidades infantis na comunidade e falta de recursos para a educação. A enquete teatral explanou a situação de um aluno diante de um professor mal preparado para a função (que foi cômica e trágica ao mesmo tempo) que abriu o diálogo sobre a importância de uma boa formação para professores e professoras.



A Rota Santa Filomena do PDA Pantanal também foi dez na proposta. Levando-se em conta que falar de futebol é falar da cara dessa Rota composta pelos Meninos de Deus. eles  conversaram  sobre a educação usando as regras do futebol para exemplificar, e o resultado também foi muito bacana!


3 comentários:

Gleison Lavine disse...

[u][i][b]esse cara ai da foto e muito lido....quando eu crescer vou ser lindo igual a ele.....

Unknown disse...

que menino simpatico esse...
quem é em?

Unknown disse...

Cris, é um lindo q andava meio sumidaço, mas que voltou a da as caras..