sábado, 8 de maio de 2010

RELACIONAMENTOS PACIFICOS É O TEMA DA SEMANA NA ROTA SÃO MIGUEL

Com a proposta de conversar e trocar idéias sobre as formas como nos relacionamos e como podemos pacificar nossa maneira de se relacionar com as pessoas, a Rota São Miguel do PDA Sonho de Criança mesmo debaixo de chuva compareceu para realizar a proposta. Com dinâmica de acolhimento que valorizava qualidades pessoais e pela busca de qualidades que ajudassem a pacificar as relações,  os jovens “foram as compras" e levaram muita coisa legal como: paciência, cuidado, solidariedade , lealdade, carinho, bondade, amor... e etc. A idéia era gerar uma reflexão sobre que qualidades nos ajudam a conviver bem com as pessoas e cada um levou o que julgava que fosse super inportante para si: “Estou vivendo um momento de tolerância zero, sem paciência nenhuma, mas sei que isso vai passar., por isso comprei tolerância.falou um dos jovens presentes. “Preciso ter mais cuidado com as minhas coisas, meus estudos e até comigo mesma.
 Claro que a galera também tinha muita coisa para doar. Olha só os itens: amizade, alegria, carinho, bondade, sinceridade, amor, paciência e otimismo.


Gente, isso foi só o começo: quando a conversa chegou em relacionamentos pacíficos, a turma abriu os ouvidos e o coração para pensar  sobre as formas de relacionar que não são legais. o resultado? Um papo super bacana  sobre COMO VOCÊ SE PERCEBE E COMO VOCÊ VAI SE RELACIONAR DAQUI PRA FRENTE?
Eis a reflexão de uma jovem:

“Como eu me percebo? agradadora, capacho e as vezes manipuladora. Tento agradar as pessoas e as vezes eu deixo elas fazerem o querem de mim, mas outras vezes  eu manipulo para conseguir o que quero. Como vou me relacionar daqui pra frente? Vou tentar agradar aos outros mas também agradar a mim mesmo, aprendendo a dizer não na hora certa. Vou aprender a expor minhas opiniões na hora certa, e aceitar a opinião dos outros, e conquistar meus objetivos sem precisar manipular ninguém.”
Me considero um agradador porque sempre aceito as opiniões dos outros, quer dizer respeito,pois o que não me agrada ou eu discordo não recebo, mas também não opino. O ato de não opinar me faz me sentir menosprezado, pois me vejo na posição de eco, repetindo a fala do outro. Minha postura para melhorar isso é fortalecer meus princípios: humildade, respeito, companheirismo e diálogo.” 

A fala de todos foi muito legal e é uma pena que não possa ser colocadas todas aqui. Vamos falar sério: foi um dia de chuva super 10!




Dinâmica: Lojinha das Qualidades

Relacionamentos Pacificos: Parar, Ouvir e Pensar
Como eu me percebo e como vou me relacionar daqui para a frente?

Hora de trocar idéias e abrir o coração!

Um comentário:

Rose Lira disse...

eita que saudade grande....mas quem tem saudade chega perto né?...então....logo,logo chego aí pra dar uns abrações....pois tenho uns braços grandeeeeeeeeeessssss! rsrsrsrs