quinta-feira, 24 de março de 2011

CAMINHADA CONTRA A LETALIDADE JUVENIL E AUDIÊNCIA PÚBLICA FORAM IMPACTANTES

Foi muito emocionante estar presente na caminhada contra a letalidade juvenil acontecida no dia 22 de março. Quem esteve presente (que não foram poucos, diga-se de passagem) sabe do que estou falando. A caminhada começou por volta de 9 horas e foi estrategicamente preparada para haver paradas em esquinas do bairro Planalto Ayrton Senna. Nessas paradas era realizada uma esquete que representava o homicídio juvenil acontecido naquela área. Cruzes estavam sendo carregadas pelos participantes da caminhada como símbolos das mortes dos jovens. Cartazes e bandeiras com os dizeres: "Queremos vida em abundância" estavam espalhados pela multidão que carregavam as faixas enquanto gritavam: "Queremos vida e vida em abundância!".

O final da caminhada foi no colégio do bairro, onde foram postas as cruzes (no meio da quadra) enquanto fazíamos um círculo em volta delas. Discursos e orações foram feitos por educadores e articuladores presentes naquele dia. Por fim lida a carta de reinvidicações que foi entregue à câmara de veradores no dia seguinte a caminhda (dia 23 de março), onde aconteceu uma audiência pública que discutiu o tema da letalidade juvenil na cidade de Fortaleza na presença das organizações promotoras e articuldadoras da caminhada (Visão Mundial, PDA Sonho de Criança, Vida de Criança e Pantanal; além do Integrasol, IPM Bom Jardim e REAJAN - Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri e Missão Betsaida). Estavam presentes à audiência as ONG'S citadas acima, além de outras entidades  defensoras dos direitos dos adolescentes e jovens da cidade de Fortaleza e representantes do poder público. Mas a presença que mais impactou na caminhada e na audiência pública foi a das crianças, adolescentes e jovens participantes dos projetos dessas entidades. Eles estavam lá e fizeram fazer ouvir a suas vozes. Esse foi o motivo da caminhada ter sido impactante. Dar voz e vez para elas é o sentido da existência dessas entidades e da nossa, Missão Betsaida (organização operacionalizadora da Metodologia Rota da Paz). Na próxima manifestação, estaremos mais uma vez presentes e contamos com você!

Um comentário:

Si Sousa disse...

Que nosso grito continue sendo exaltado na nossa cidade na busca da efetivação dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.