quinta-feira, 28 de abril de 2011

MARCOLÂNDIA NA ROTA DA PAZ – FACILITADORES PROMOVEM PRIMEIRO ENCONTRO EM BUSCA DO SELO UNICEF.

A metodologia Rota da Paz nasceu em Fortaleza, mas é em Marcolândia no Piauí que está sendo formada a primeira turma de facilitadores. E eles vêm para fazer história! A turma é formada basicamente por professores da rede pública de ensino municipal e estadual, bem como profissionais do setor público (CRAS – Conselho Regional de Assistência Social e CREAS – Conselho Regional Especializado em Assistência Social).
A proposta da formação em Marcolândia está para além do que esperávamos. Já na sua segunda etapa de formação a animação está contagiando a cidade. Por uma iniciativa do Programa CASA e Projeto Rota da Paz, juntamente com a Sociedade Civil Organizada, foi realizado em 15 de abril de 2011 no espaço do CRAS, um encontro em que todos se reuniram com o objetivo de conversar e somar forças para a conquista do tão desejado Selo Unicef para o município de Marcolândia. Criado em 1999 pelo escritório do UNICEF para o Ceará e o Rio Grande do Norte, o Selo UNICEF - Município Aprovado teve como objetivo o estímulo à organização e ao trabalho comunitário nos 184 municípios cearenses, para que as gestões se tornassem mais inovadoras e participativas nas áreas de Direitos, Educação e Saúde para Crianças e Adolescentes e hoje está presente em 11 Estados (além dos nove do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo). 

O projeto segue o modelo inicial, só que agora dividido em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Mobilização Social, e os facilitadores da Rota da Paz de Marcolandia está mobilizando seu município para isso, buscando por meio da Cultura de Paz mudar sua própria história.



2 comentários:

Facundo disse...

Olááá!!!
Que bom ver o blog na ativa total e a qualidade das informações! Estão de parabéns de verdade!!!!
E muito massa as coisas estarem fluindo de forma progressiva lá no Piaui!!!!
Abração a todos vcs! Saudades!

Rose Lira disse...

Gostei demais das novidades da Área Verde, força galera, vcs podem muito!
E o pessoal de Marcolândia, eita pessoal empoderado...parabéns a todos e todas que participam da formação e da mobilização do munícipio. Valeu galera!