segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rota da Paz São Miguel - Valorizando A Vida

A Rota da Paz São Miguel foi a primeira experiência dessa metodologia em Fortaleza. Os encontros são realizados na Reserva Florestal do Curió, no bairro de mesmo nome, graças a uma parceria da Rota da Paz com a Empresa Naturágua e o PDA Sonho de Criança (Visão Mundial). A mais de três anos jovens e adolescentes reúne-se semanalmente para conversarem e cultivarem através de ações práticas a cultura de paz em suas localidades.


São adolescentes e jovens pertencentes às comunidades do Guajerú, São Miguel, Curió e José de Alencar. Se muitas vezes existe a rivalidade entre essas comunidades, de tal forma que muitos não podem transitar entre elas, a Rota da Paz consegue abrigar de forma pacífica todos esses adolescentes, no mesmo dia e no mesmo horário.


Muitos dos jovens que passaram pela Rota da Paz São Miguel hoje se encontram empregados e abraçando novas possibilidades de vida. As relações familiares foram melhoradas, novas perspectivas foram criadas, frutificou diversas amizades entre jovens de comunidades rivais, e muitos que já estavam desenvolvendo práticas infracionais desistiram dessa empreitada. 


Hoje, a Rota da Paz São Miguel continua com o mesmo vigor. Não é difícil encontrar, as quartas-feiras à tarde, 20 a 25 jovens reunidos na Reserva Florestal do Curió para poderem pensar como trabalhar a cultura de paz em suas comunidades. A cada semana novos jovens são apresentados, trazidos por amigos(as) que compartilham a importância desse momento em suas vidas. Também, não deixamos de celebrar por aqueles que começaram a trabalhar ou voltaram a estudar, enfim, encontram um novo ânimo para se viver.  Uma das jovens participantes da Rota uma vez comentou: "Aprendi que o que passei alguém pode estar passando também e a minha experiência pode ajudar o próximo. Aprendi a valorizar mais os momentos da vida, pois tudo tem seu valor". Rota da Paz São Miguel, três anos valorizando cada vez mais os momentos da vida.



Ajude-nos na Construção da Rota da Paz:

Doe Agora

Banco Bradesco 
Agência 769-2 Conta Corrente 16.777-0

Nenhum comentário: