sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O MAPA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL

                      
Nessa quinta-feira, dia 25 de Fevereiro de 2011, foi divulgado o Mapa da Violência no Brasil.  Esse mapa é um estudo feito pelo Instituto Sangari (http://www.sangari.com/) baseado em pesquisas quantitativas que mostram o número de mortos por causa do uso da violência, a idade das pessoas que estão morrendo, entre outros dados relevantes sobre essa temática. Bem, o que essa pesquisa mostrou foi que no Nordeste tem crescido o número de casos de mortes violentas. A pesquisa chega a declarar que “o Nordeste é hoje o que pode ser chamado de a grande 'chaga' da violência no País”. E o que é intrigante também é que ela revela que enquanto a pobreza está diminuindo nessa região, o número de “homicídios aumentaram 65%, os suicídios, 80% e os acidentes de trânsito, 37%. Na população jovem os índices são ainda piores: um crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios”.

Infelizmente, em Fortaleza, esses dados são bastante conhecidos do nosso dia-a-dia. Um exemplo triste e trágico foi a morte do jovem Webster Saldanha assassinado durante um assalto de ônibus. Ele tinha apenas 18 anos, era morador do Planalto Ayrton Sena e participante do Conselho de Integração Social (Integrasol - Entidade parceira no Projeto Rota da Paz). Esse assassinato abalou aquela comunidade e nos faz sentir indignação pela situação que se encontra essa metrópole, que é quarta maior do Brasil.

E em meio a essa enxurrada de informação não pensamos em parar, mas percebemos a necessidade urgente de interromper com esse fluxo de mortes das juventudes, e com isso somos impulsionados a agir. E a nossa ação se dá nas Rotas, no convívio com os jovens das comunidades, que nos ensinam a cada momento que vale a pena acreditar na paz e na transformação social. Por isso é que acreditamos que a Metodologia Rota da Paz vem contribuir na sociedade com algo que coopera com a cura dessa chaga. Porque em cada vivência percebemos que isso é possível. A sugestão do Blog Rota da Paz é convidar você a participar conosco na construção de um novo mapa: O MAPA DA PAZ.

Qualquer notícia, blog, site, vídeo ou mensagem que você conhecer que trate sobre o assunto ou que noticie coisas boas que estão acontecendo na cidade mande para o nosso e-mail: rotadapaz@gmail.com. Além disso, promova no seu Orkut, coloque no seu Facebook, e em todas as redes que você participar a notícia que você encontrou. No final desse semestre vamos preparar um Mapa da Paz com as notícias trazidas pelos seguidores do nosso blog e disponibilizá-la aqui. Vamos fazer a nossa parte nessa caminhada? Contamos com você. Até o próximo post.

*SIGAM O BLOG ROTA DA PAZ!


Nenhum comentário: